O psicólogo trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. Exploram conceitos como percepção, cognição, atenção, emoção, inteligência, motivação, funcionamento do cérebro humano, personalidade, comportamento e relacionamentos interpessoais.
O terapeuta ocupacional auxilia na reabilitação de pessoas com limitações físicas ou psicológicas que as impeçam de viver uma vida normal e realizar tarefas cotidianas. Esse profissional pode atuar com pessoas que tenham problemas cognitivos, afetivos, psicomotores, entre outros, sejam eles oriundos de distúrbios genéticos ou adquiridos após alguma situação traumática ou doença.
Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
É uma terapia que utiliza as artes plásticas como meio para recuperar ou melhorar a saúde mental, o bem-estar emocional e social da pessoa. Utiliza a arte como forma de comunicação, deste modo, ajuda a expressar e comunicar sentimentos, facilitando a reflexão, a comunicação, e permitindo as mudanças necessárias no comportamento.
A neuropsicologia é uma especialidade em psicologia que associa o estudo detalhado do sistema nervoso à análise do comportamento humano e dos processos psicológicos. Essa especialidade busca compreender como o cérebro influencia em nossas funções cognitivas que incluem: atenção, memória, capacidade de julgamento, raciocínio, comportamento e emoções.
A Neuropedagogia é uma ciência interdisciplinar que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana, fundamentada nos conhecimentos da Neurociência aplicada à Educação, com interfaces da Psicologia e Pedagogia. Busca oferecer os fundamentos teóricos essenciais sobre o desenvolvimento nervoso e as várias etapas de aquisição de habilidades cognitivas, sensoriais, emocionais e psicológicas, necessárias ao desenvolvimento da aprendizagem.
A Psicomotricidade é o estudo do ser humano sob uma perspectiva integrada. Considera o desenvolvimento de um indivíduo por meio da íntima relação entre emoção, movimento, cognição (aprendizagem) e relacionamento. É uma prática que trabalha os desafios emocionais, relacionais, comportamentais e motores, e se caracteriza por focar o potencial de cada indivíduo até a terceira idade.